Hipertensão


Hipertensão Arterial ou pressão alta é quando a pressão que o sangue exerce nas paredes das artérias para se movimentar é muito forte, ficando acima dos valores considerados normais.

A pessoa é considerada hipertensa quando a sua pressão arterial estiver maior ou igual a 140/90 mmHg (ou 14 po 9). Para essa consideração, os dados devem ser medidos várias vezes, de forma correta, com aparelhos calibrados e por profissional capacitado.

Se não tratada, a pressão alta pode ocasionar derrames cerebrais, doenças do coração como infarto, insuficiência cardíaca (aumento do coração) e angina (dor no peito), insuficiência renal ou paralisação dos rins e alterações na visão que podem levar à cegueira.

Aquelas com excesso de peso, que não tem uma alimentação saudável, ingerem muito sal, não fazem exercícios físicos, consomem muita bebida alcoólica, são diabéticos ou têm familiares hipertensos. O risco aumenta com a idade. Após 55 anos, mesmo as pessoas com pressão arterial normal, têm 90% de chances de desenvolver hipertensão.

A maioria das pessoas com pressão alta não apresenta nenhum sintoma no início da doença, por isso ela é chamada de “inimiga silenciosa”. A única forma de saber se a pressão está alta é verificando regularmente os seus valores, o que pode ser feito em ambulatórios e hospitais.

Os sintomas atribuídos ao aumento da pressão são: dor de cabeça, cansaço, tonturas, sangramento pelo nariz, entre outros, porém esses podem não estar associados à pressão alta.

Portanto:

• Meça sua pressão arterial regularmente.
• Tenha uma alimentação saudável e pratique atividade física.
• Siga as orientações do seu médico, elas contribuirão para o controle da pressão arterial e para a diminuição dos risco de doenças cardiovasculares.
• O controle da pressão alta está em suas mãos. Qualidade de vida se conquista!

Com estas medidas é possível viver mais e melhor.

(Fonte: Instituto de Hipertensão de Minas Gerais)

Preparo para Exames

- ECO DE ESTRESSE FARMACOLÓGICO
- ECOCARDIOGRAFIA TRANSESOFÁGICA
- TESTE ERGOMÉTRICO
- AORTA ABDOMINAL (24 HORAS ANTES DO EXAME)
- ARTÉRIAS ILÍACAS (24 HORAS ANTES DO EXAME)
- ARTÉRIAS RENAIS (24 HORAS ANTES DO EXAME)

CONSULTA E EXAMES